wrapper

Noticias

Email: contato@ceame.com.br | Telefone: (11) 3063-5775 

Durante a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios estão instalados no Espaço da Confederação Nacional de Municípios (CNM) totens que trazem dados personalizados por Município de cinco levantamentos da CNM. As informações fornecidas são sobre o Observatório político, do Crack, Desastres, Lixões e também um Panorama da Crise.
O prefeito de Amélia Rodrigues (BA), Antonio Cardoso, procurou dados sobre seu Municípios sobre índices de educação, saúde, recursos não repassados. “Esses números são interessantes para acompanhar meus dados na prefeitura” salienta o gestor. Esta é a oitava Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a expectativa é grande. “Mesmo com todas as dificuldades, o Município vem se estruturando cada vez mais. Ano passado foi o melhor ano já que conseguimos aumentar os investimentos e também as receitas próprias” contou animado o prefeito.

O atendimento segue chamando a atenção de vários gestores como o prefeito de Jari (RS), Pedrolivio Prado. O prefeito ficou curioso sobre os recursos que não foram recebidos por causa da falta de julgamento da liminar dos Royalties pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O gestor também relatou as boas práticas realizadas em seu Município em relação aos problemas de drogas. Com uma pequena população urbana, o grande problema é ainda o álcool e não as drogas como o crack.
“Estive em todas as Marchas e acho essencial a participação do gestor, principalmente para conseguir informações a fim de fechar as contas neste último ano de mandato. A situação está bem crítica com cortes nos quadros de cargos de confiança, em horas extras, nas contas de luz, telefone e combustível “ esclarece o gestor de Jari (RS). Outro ponto abordado é sobre a ocorrência de desastres naturais no Município. Desde outubro de 2015 a região foi afetada por três grandes enchentes que causaram prejuízos de mais de um milhão de reais. “A maior dificuldade é que a recuperação é lenta e reduz investimentos em outras áreas” lamenta Prado.

Fonte: CNM

Sobre Nós

O CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, fundado em 1992, tem no seu quadro de profissionais, parceiros e palestrantes, técnicos altamente qualificados e especialistas nas diversas áreas da gestão pública, municipal e privada.