wrapper

Noticias

Email: contato@ceame.com.br | Telefone: (11) 3063-5775 

 Seminário Novos Gestores reúne centenas de futuros prefeitos da Região Nordeste do país entre os dias 9 e 11 de novembro. Entre painéis temáticos sobre os desafios da gestão municipal dos próximos anos, e diálogos com os técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os gestores comentam o conhecimento absorvido e a importância do evento.

Prestes a assumir o comando do Município de Itiruçu, na Bahia, a prefeita Lorena Gregorio demonstrou entusiasmo em estar presente no seminário. “Sou prefeita de primeiro mandato e já pude perceber que a CNM tem uma força muito grande. Participei de uma palestra sobre as conquistas da entidade e eu acredito que o seminário é uma oportunidade para a gente reforçar essa parceria”, afirmou.

Quando perguntada se havia uma área na gestão municipal que ela desejava aprofundar os conhecimentos, a futura prefeita disse: “a área de gestão. Como eu estou chegando agora, para mim tudo é muito novo ainda, diferente. Então, eu busco aqui dicas com relação à gestão pública mesmo”.

Enquanto alguns prefeitos nordestinos irão começar do zero o seu mandato, outros já acumulam alguma experiência como é o caso da prefeita de Bernardo de Mearim (BA) Eudina Pinheiro. Candidata à reeleição, ela dará continuidade ao seu mandato em 2017. Mesmo assim, decidiu vir até Brasília para participar do Seminário Novos Gestores e obter novas informações.

“A gente sai daqui com muitas informações, com mais vontade de trabalhar nos Municípios. A gente só tem a crescer com esses eventos”, revelou Pinheiro. A prefeita manifestou interesse em ampliar os conhecimentos na área de Educação e valorizou a CNM ter disponibilizado um espaço de diálogo com os técnicos.

Voz da experiência

Até mesmo os gestores municipais mais experientes também participam do evento. Na visão do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, o seminário também agrega valor aos gestores que estão encerrando seus mandatos neste ano.

“A CNM nos dá uma grande contribuição no assessoramento, na orientação, na preparação do gestor. Vejo de fundamental importância esse evento não só para os novos gestores, mas para consolidar tudo aquilo que já vivenciamos enquanto estamos na frente da administração municipal. Com certeza ajudará e muito aquele gestor que precisa e deve fazer seu planejamento”.

Segundo o presidente da Femurn, “as dificuldades, como a queda de arrecadação, estão presentes. Aquele [gestor municipal] que não se planejar, que não se articular para enfrentar esses contratempos será um forte candidato a não fazer uma boa gestão”.

“Aconselho aqueles que hoje estão ingressando na gestão pública municipal que fiquem atentos e sempre junto da CNM, para que a gente possa errar menos. É isso que eu tenho visto e a experiência que eu ganhei ao longo desse tempo”, acrescentou.

Sobre Nós

O CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, fundado em 1992, tem no seu quadro de profissionais, parceiros e palestrantes, técnicos altamente qualificados e especialistas nas diversas áreas da gestão pública, municipal e privada.