wrapper

Noticias

Email: contato@ceame.com.br | Telefone: (11) 3063-5775 

Articles

Já vi este filme e lamento ver reprisado

A grande vantagem de idade avançada é que ela, às vezes permite uma experiência maior que a dos que viveram menos. Isso não é regra, pois às vezes se passa pela vida sem se perceber o quanto viver é maravilhoso.
Mas para os que não sabem ser apenas expectador e se esforçam para serem partícipes, a longevidade possibilita muito mais oportunidades.
Pois nos meus 76 anos às vezes até me assusto com a minha própria história.
Descendente de italianos, alemães e austríacos e nascidos em 1937, viveu guerra até 1945, quando a segunda grande guerra mundial acabou. E dentre os derrotados estavam a Alemanha e a Itália – além do Japão – o que dificultou em parte a vida dos seus descendentes, como a grande maioria dos conterrâneos dos meus pais sabe. Mas essa história é longa e fica para outra vez.
Mas vivi já como integrante do movimento municipalista, os acontecimentos que antecederam a revolução de 1964. A sociedade carente de saúde, educação, habitação, transporte e tantos outros serviços, sufocada e sem respostas, vai para as ruas. E em meio àqueles que iam com o sentimento de verdadeiros brasileiros, ansiando por reformas e melhoria na qualidade de vida, os vândalos, os irresponsáveis, os comandados por forças nem tanto desconhecidas, se aproveitavam para inverter a ordem das coisas, depredando, machucando, matando e desrespeitando as normas de civilidade.
E nos parece, salvo melhor juízo dos que realmente entendem os fenômenos sociais, se não por inteiro, mas parte dessa situação está sendo reprisada.
Que pena que cheguemos a esse nível de necessidades e que para sermos ouvidos tenhamos que ir às ruas, correndo todo tipo de riscos, expondo nossas vidas, de familiares, de amigos.
Serão que nosso sistema político se perdeu no conhecimento das suas competências, obrigações e funções? Será que não bastam nossos representantes no Senado, nas Câmaras Federais e Municipais e nas Assembléias Legislativas para legislar efetivamente atendendo o interesse e bem comum? E será que os Executivos têm encontrado na legislação vigente ferramentas que atendam o clamor da sociedade? Será que Executivo, Legislativo e Judiciário não foram atentos suficientes para evitar a reprise desse filme? 
Tomara e tenho fé que essa situação seja um momento de reflexão da DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E PARTICIPATIVA e as necessidades sejam atendidas – pois sabemos que podem – e a nossa sociedade volte a viver em PAZ.

FONTE: Jornal do interior, edição 100, pag.11, Junho de 2013

Sobre Nós

O CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, fundado em 1992, tem no seu quadro de profissionais, parceiros e palestrantes, técnicos altamente qualificados e especialistas nas diversas áreas da gestão pública, municipal e privada.